Essa imagen prove o serviço de processamento de simulações no Delft3d. O Delft3D é um modelo numérico computacional modular, programado para a realização de simulações hidrodinâmicas e morfológicas através do módulo FLOW, simulações de ondas com o módulo WAVE, de transporte de sedimentos com os módulos integrados FLOW, WAVE, PART e SED e de qualidade de água com o módulo WAQ. Os diferentes módulos do Delft3D resolvem as equações de navier-stokes, continuidade, teorias linear e não linear de ondas, bem como, de transporte de partículas de fundo e em suspensão, atualizando a morfologia dos contornos de fundo do modelo a cada time-step definido pelo usuário, ao simular processos tridimensionais de dinâmica costeira, com alta resolução, utilizando-se de grades computacionais do tipo Arakawa, integradas pelo método das diferenças finitas. Mais recentemente a "Deltares", Instituto de pesquisas holandês que desenvolveu e mantém os códigos do Delft3D, introduziu a utilização de grades computacionais não estruturadas, porém este módulo conhecido como Flexible Mesh ainda não foi disponibilizado em código aberto, em contraste com os demais módulos descritos acima e já disponibilizados sob os termos da GNU.
Links
repositório modelos para testes
Modo de utilização
-
Faça o download da imagem do delft da seguinte forma:
docker pull registry.codigos.ufsc.br/setic-hpc/delft/delft3d:latest
-
Inicie o container compartilhando os modelos com o mesmo e execute o script de inicialização. No exemplo abaixo, os modelos estavam no diretório
/home/modelos
do host e foi executado o modelotst01_flow
:
docker run -v "/home/modelos:/input" --rm registry.codigos.ufsc.br/setic-hpc/delft/delft3d:latest bash -c "/input/tst01_flow/flow_run.sh"
OBS: Os modelos devem ser compartilhados, de forma que fiquem como subdiretório do diretório compartilhado com o container!